Cadê o futebol paulista?
Santos e Corinthians perdem, Palmeiras empata e todos estão fora da Copa do Brasil
![]() |
| Copa do Brasil (Foto: Internet) |
Douglas Valle
reporter.douglasvalle@gmail.com
Foram quatro partidas, onze gols marcados e a semifinal está completa. Nenhum paulista na disputa. Soberba? Excesso de confiança? Superioridade extrema dos outros clubes? - Bom o fato é que, Santos, Corinthians e Palmeiras caíram na Copa do Brasil. Isso mostra o retrato de um futebol, que para muitos ainda é o melhor do país, mas que em certos momentos, não chega a ser lá grande coisa.
Vamos aos fatos, Internacional e Santos fizeram um jogo de extremos na Arena Beira Rio. O peixe foi ao Sul com o que se imaginava ser o melhor plantel, já o Inter-RS deixou bem claro, iria para o jogo com time totalmente modificado, claro, correm contra o rebaixamento em outra competição. Só que faltou um detalhe, os "titulares" do Santos avisarem aos "reservas" do Inter que a festa seria "azul", já que o peixe abdicou do tradicional branco para provocar ainda mais o colorado. Resultado, o time sulista entrou mais ligado, com mais vontade e venceu, 2 a 0, tchau peixe, volte pra casa e pense só no Brasileiro!
Em São Paulo o Palmeiras, que havia perdido para o Grêmio na primeira partida, empatou jogando de igual para igual, mas neste caso, o verde foi com time misto. Claro, Cuca prefere agora ser campeão Brasileiro, e tem tudo para fazê-lo, já que tem uma boa vantagem na competição. O verde mandou a campo, apenas dois chamados "titulares" Gabriel Jesus e o goleiro Jailson, que inclusive, tentou um cabeceio no ultimo lance da partida, sem sucesso. Mais um gaúcho na semi.
Outra história, talvez um pouco mais trágica foi contada no Mineirão, onde o Cruzeiro despachou o Corinthians, que é importante dizer, tem seu quarto técnico em 10 meses. Estanho? - Não, o time hoje comandado por Oswaldo Oliveira ainda não conseguiu assimilar a forma de trabalho do treinador. Treinador este que já deu um título mundial ao clube, contestável, mas este não é o foco. Saídas lentas, meio de campo desarticulado, falta de padrão, e um 4 a 2 na conta. Não foi desta vez.
Para fechar, Alfredo Jaconi, Caxias do Sul-RS, Juventude, que não tinha nada a perder recebeu o galo mineiro e venceu 1 a 0, mas não foi suficiente para se classificar, aliás, se tivesse que apostar, essa seria minha aposta, Atlético Mineiro, melhor elenco, melhor padrão de jogo, e se os atletas estiverem ligados, será o time a ser batido.
Conclusão: o que é o futebol paulista no momento? A impressão que dá é que, são vários clubes que fizeram um catadão no bairro, colocaram seus treinadores, e está se destacando, não o melhor time, porque nenhum é melhor que o outro, mas aquele que consegue colocar na cabeça de seus comandados uma filosofia simples. " Precisamos ganhar, não jogar bonito!" Esse é o resultado de um estado, que é tido como o melhor para se viver, o melhor para negócios, tem o melhor futebol e blá blá blá.
Acorda torcedor, estamos em um mato sem cachorro, é muita selfie, cabelo pintado, ganhos milionários e pouco futebol apresentado. Não quero DNA ofensivo, não quero quadrado mágico, jogo de números e táticas meticulosas. Quero futebol bom bola no pé, raça e vontade de vencer. Faca na caveira e bola no barbante!
Douglas Valle é jornalista e locutor , apaixonado por esporte e acima de tudo, critico de si mesmo.

Texto perfeito Douglas...
ResponderExcluirPostar um comentário