Campeonato Paulista de futebol de Amputados começa no sábado em Guarulhos
![]() |
No próximo sábado (26), à temporada do EC São Bento e do Evolução FA, terá início com à rodada de abertura do 11º Campeonato Paulista de Futebol de Amputados.
As equipes abrem à competição duelando entre si, à partir das 10h, em Guarulhos. O confronto será o primeiro entre as equipes em participações no estadual, haja vista que no torneio de 2020, foi paralisado após rodada inicial, devido a pandemia de Covid-19.
O duelo marca ainda o início da parceria da ASFA (Associação Sorocaba Futebol de Amputados) com o Esporte Clube São Bento.
O torneio será disputado em duas fases, em que os quatro primeiros colocados garantem vaga para um quadrangular final, que vale o título. Os cinco melhores classificados, conseguem garantir lugar na Copa do Brasil.
Na primeira fase, serão disputadas sete partidas, todos contra todos. A cada rodada, uma cidade diferente receberá as oito equipes, Corinthians, Evolução, Guarulhos, Ourinhos, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Bento. E os jogos acontecerão sempre no mesmo dia, com transmissão oficial da sede do evento.
Atual campeão e recordista de títulos, o Corinthians traz o principal nome da categoria, o camisa 9 Rogerinho. Além do Timão, equipes como Ponte Preta e Ourinhos, devem ser às principais adversárias dos sorocabanos.
Já os sorocabanos, em sua única participação até o momento, conseguiu o quinto lugar na edição de 2019.
Campeão dos últimos três torneios disputados desde a retomada pós-pandemia, o agora São Bento FA, pretende herdar a era vitoriosa construída pelo SFA (Sorocaba Futebol de Amputados) nos últimos quatro anos, em que acumulou conquistas importantes como a Taça Cidade de Mogi das Cruzes, Torneio Sorocaba, Torneio de Ourinhos, Torneio de Leme, e o Campeonato Brasileiro – Série B. Já pelos lados do Evolução, uma vaga na competição na Copa do Brasil, é o maior objetivo.
Sobre a modalidade
Cada equipe tem sete jogadores, sendo o goleiro amputado ou deficiente de um dos braços e os atletas de linha amputados ou deficientes de uma das pernas. Os atletas não podem tocar na bola de forma intencional com a perna ou braço amputado e também com a muleta. O tiro de meta não pode passar o meio de campo e o goleiro não pode sair da área. Não há limite para substituições. Os jogadores substituídos podem voltar ao jogo quantas vezes forem necessárias.
Confira à tabela da primeira rodada
*10h – Evolução FA X São Bento*
11h15 – Santos x Guarulhos
14h – Ourinhos x Corinthians
15h – Ponte Preta x Portuguesa

Postar um comentário