Publicidade

 Atletas das Paralimpíadas Escolares acompanham estreia do Brasil na
Copa nesta quinta-feira, 23, no CT Paralímpico

Torcida esperando início da partida/ Foto: Divulgação CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) reune competidores das Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo do planeta destinado a jovens com deficiência em idade escolar, para acompanharem a estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, diante da Sérvia, nesta quinta-feira, 24, a partir das 16h.

As competições das Paralimpíadas Escolares começaram nesta quarta-feira, 23, e vão até a tarde desta sexta-feira, 25, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Durante a partida da Seleção Brasileira contra os sérvios, as disputas serão paralisadas para que todos possam assistir ao confronto, válido pela primeira rodada do Grupo G do Mundial.

O CPB organizou dois espaços de convivência para a acomodação dos atletas em períodos de descanso. Em um deles, a arena de bocha, haverá um telão para exibir as partidas da Copa do Mundo - inclusive a do Brasil - e deve comportar até 150 jovens simultaneamente. Além da estrutura para os jovens acompanharem o Mundial, o espaço também terá fliperama, pebolim, entre outros jogos.

Esta é a maior edição das Paralimpíadas Escolares da história, com cerca de 1,3 mil atletas oriundos de 25 estados e do Distrito Federal - a exceção é o Piauí. Os inscritos de 2022 superam os 1.200 participantes de 2019, ano em que todas as 27 unidades federativas brasileiras foram representadas.

Durante os três dias de disputas, os competidores estão divididos em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Os halterofilistas participam pela primeira vez do evento.

Além desta estreia, em 2022, o evento iniciou um novo formato, que contou com disputas seletivas em Brasília, Natal e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional: atletismo, natação e bocha. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificaram automaticamente. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistaram a vaga.

Outra novidade nas Paralimpíadas Escolares 2022 é a transmissão, de maneira inédita, das provas de basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), goalball e vôlei sentado por meio do TikTok do CPBPela rede social, será possível acompanhar as disputas de goalball nesta quarta-feira, 23, das 15h às 16h; as de basquete em CR (3 x 3) na quinta-feira, 24, das 10h às 11h; e as de vôlei sentado na sexta-feira, 25, também das 10h às 11h. Os resultados de todas as modalidades poderão ser conferidos nos boletins diários ou pelo app CPB Resultados.

Post a Comment